quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A casa de Penélope

É pessoal, sei que as coisas por aqui têm andando às moscas, mas isso é o contrário do que temos tido aqui em casa. As aulas continuam a todo vapor e muito provavelmente não tiraremos férias, pois ficamos muito tempo sem estudos em função do nascimento da Philomena e dos períodos de repouso e de recuperação.

No entanto, há uma razão bastante especial para as coisas estarem tão paradas: iniciamos um novo trabalho. Quem recebe nossa newsletter já está por dentro, mas como muita gente acessa o blog e não recebe a news, resolvi explicar melhor aqui também.

Nossa nova empreitada chama-se A casa de Penélope, nome escolhido com a ajuda da Chloe (que lembrou-se da exemplar Penélope da Odisséia) e da minha prima Antônia (que sugeriu que instalássemos Penélope e todas as futuras participantes em uma "casa"). A casa de Penélope é um clube de literatura temático, por assinatura, para mulheres.


A ideia surgiu tempos atrás, ao término da segunda turma do curso De volta ao lar. Percebi que, mais do que compreender a importância de nossos papéis como esposas, mães e donas de casa, precisávamos também ampliar nosso repertório imaginativo com bons exemplos femininos, para que, por meio deles, nos nutríssemos dos elementos necessários para a superação das objeções, críticas e resistências que encontramos abundamente em nossa época, tanto ao nosso redor quanto dentro de nós mesmas. Não muito tempo depois, conheci um clube do livro de mães norte-americanas que nos serviu como inspiração em termos de funcionamento, para que conseguíssemos, de fato, aqui no Brasil, levar adiante o compromisso com a leitura a sério.

Em outras palavras, desde outubro estamos às voltas com esse novo projeto e por isso o ritmo por aqui diminuiu drasticamente. Criamos um site, página no facebook, no instagram, elaboramos pesquisas, lista de livros, newsletter, guia de leitura... enfim, tudo quase pronto para dia 01 de janeiro começarmos as leituras - mas as inscrições já estão abertas; já somos algumas dezenas!

Quem quiser conhecer melhor, por favor, sinta-se em casa, ou melhor, na casa, A casa de Penélope. ;)

0 comentários:

Postar um comentário