quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O bolo de aniversário e a insegurança

Ter introduzido aulas de arte (tanto de história quanto de observação de quadros e mesmo a prática do desenho) foi uma das melhores coisas que fiz, em termos educacionais, por mim e pelas crianças, nos últimos tempos.
 
Cada uma das modalidades utilizadas traz à tona coisas interessantes sobre as obras, mas também e curiosamente sobre nós mesmos.
 
Hoje, enquanto observávamos "Le gâteau d'anniversaire", de Victor Gabriel Gilbert, Chloe confessou seus sentimentos de desconforto e de insegurança diante da pintura. Para ela, o fato de o menino estar segurando o bolo é um risco iminente; o correto seria que ele estivesse de mãos dadas com a irmã enquanto a mãe, que é adulta, levasse o bolo. Quando eu teria pensado nesse tipo de crítica? Quando eu suspeitaria desses sentimentos todos diante da simples visão do quadro? Para o Bibi, por outro lado, tudo ali está certo.


Os outros quadros que vimos nas aulas anteriores, seguindo o livro "What do you see", de Laurie Bluedorn, foram Little Red Riding Hood and Grandmother, de Harriet Backer, e The Dog Cart, de Henriëtte Ronner-Knip. Até o momento, a chapéuzinho é a favorita por unanimidade. :)


O livro mencionado continua gratuito para kindle no site da Amazon.

3 comentários:

  1. Já baixei! Obrigada pela preciosa dica!Como sempre :-)!
    Fiquem com Deus e sob a proteção de Maria!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica, Camila! Realmente preciosa!

    ResponderExcluir
  3. Não tenho filhos, mas a cada postagem do blog me apaixono mais pelo homeschooling.

    ResponderExcluir