sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Visita-professora de ciências

Se quando morávamos em Porto Alegre vivíamos fechados em um apartamento e sozinhos a maior parte do tempo, agora, no interior, estamos constantemente recebendo visitas. Até recentemente, no entanto, e por simples descuido meu, não havia percebido a grande oportunidade que é para o aprendizado das crianças que recebamos em nossa casa pessoas com as mais variadas experiências de vida e de formação. Assim, em lugar de interrompermos abruptamente nossos estudos, abrimos parênteses especiais em nossa rotina para aprendermos algo novo.

Foi deste modo que, dias atrás, ao saber do desejo de uma amiga de vir estar conosco, resolvi pedir-lhe que reservasse um pouquinho do seu tempo entre nós para ministrar uma pequena aula às crianças. Tarsila está na reta final do curso de medicina e, para felicidade nossa, tem prazer em transmitir o que sabe. Por outro lado, como a disciplina de ciências não é uma prioridade (até o momento) para nós, os conhecimentos dela viriam a suprir uma lacuna em nossos estudos -- embora tenhamos vários livros de ciências à disposição das crianças, não estudamos efetivamente o assunto.

Com o auxílio da Enciclopédia Barsa, que tem páginas excelentes sobre o corpo humano, as crianças tiveram uma pequena introdução à anatomia e à fisiologia. Além do caminhão de perguntas totalmente aleatórias que despejaram (e para as quais obtiveram todas as respostas), Chloe e Bibi aprenderam sobre o sistema circulatório, sobre o sistema respiratório, sobre o sistema digestivo e mais algumas outras coisas que devo ter esquecido.

Apesar da brevidade e do constante pipocar de perguntas incontroláveis, o tempo de aula foi excelente para todos nós. Muito obrigada, tia Tarsila!


Se sua família é homeschooler, incentivo você a fazer o mesmo. Aproveite cada visita para incrementar ainda mais os conhecimentos das crianças. ;)

0 comentários:

Postar um comentário