domingo, 1 de maio de 2016

Dica #1 - Coordenação motora

Preocupação legítima e recorrente, sobretudo entre mães de uma só criança, de crianças bem pequenas ou de famílias moradoras de apartamentos, o desenvolvimento físico não pode ser considerado de menor importância no homeschool. Assim, conforme prometido, eis-me aqui, dividindo com vocês uma dica de livro sobre coordenação motora para crianças de zero a cinco anos.

Na verdade, esta não é a primeira vez que publico um conteúdo desse tipo. No Natal de 2013, não somente fiz a indicação como compartilhei o pdf do livro "Slow and steady get me ready", um clássico norte-americano sobre o assunto. Trata-se de um livro com uma proposta bem parecida daquele que sugerirei hoje, mas muito mais focado nos exercícios (um por semana ao longo dos cinco primeiros anos de vida) e praticamente sem nenhuma fundamentação teórica acerca dos motivos para tais exercícios. Como mostra o título, o livro está em inglês. Se alguém tiver interesse, deixo aqui o link. ;)

O livro de hoje, porém, chama-se "Coordenação Motora", de autoria de Tara Losquadro Liddle e Laura Yorke e publicado pela editora M. Books. Divide-se em quatro partes (Aprendendo a se mover e movendo-se para aprender, Mais rápido que um foguete, Capaz de pular grandes prédios e Considerações especiais, cada uma delas subdividida em vários capítulos). A obra começa narrando uma série de experiências da autora no encontro com pais que achavam que tudo estava bem com suas crianças, exceto por uma ou outra "dificuldadezinha" no desenvolvimento físico. A autora, que na época da publicação do livro tinha praticamente 20 anos de prática clínica, mostra que a maioria das "dificuldadezinhas" que não são encaradas e vencidas da maneira adequada, acabam repercutindo em todo o desenvolvimento posterior das crianças, e não somente em termos físicos, mas também em termos cognitivos e psicológicos.
Assim, em cada uma das divisões do livro, que avançam seguindo progressivamente a idade das crianças, a autora oferece uma boa dose de explicações mais teóricas, seguidas das habilidades esperadas para aquela faixa etária, bem como sugestões de atividades e brincadeiras para fazer com os pequenos e respostas às preocupações que costumam ser as mais comuns no período. Enfim, um excelente suporte às famílias que não querem negligenciar este aspecto da formação das crianças (nem delegá-la a terceiros), mas não têm formação técnica na área. Eu recomendo!

Capa
Contracapa
Sugestões de atividades
Preocupações mais comuns
Você está por dentro da nossa programação para o mês de maio? Já sabe que este post é apenas uma pequena parte de tudo o que está acontecendo e ainda irá acontecer? Não? Então confere aqui.

Um comentário: