terça-feira, 3 de novembro de 2015

Sobre a Festa do Dia de Todos os Santos

Há quase um ano, nós e cerca de sete outras famílias vínhamos nos preparando para a festa do último dia 01 de novembro, o Dia de Todos os Santos. Digo "cerca de sete" porque depois, mais perto da data, outras famílias foram incluídas no encontro, totalizando dez famílias católicas.

A ideia para a celebração surgiu depois que visitei alguns blogs norte-americanos e vi como eles costumam viver esta data tão especial do calendário cristão. Assim, não foi difícil mobilizar famílias amigas para tentarmos fazer algo semelhante por aqui.

Inicialmente a ideia era fazermos em minha casa, pois apesar de simples e pequena, tem espaço ao ar livre de sobra para as crianças brincarem e correrem. Contudo, minha amiga Catiane ofertou sua casa, que é bem maior e com uma melhor estrutura para servir a todos. Graças a Deus eu aceitei a oferta de minha amiga, pois só de pensar em acomodar 20 adultos e mais de 30 crianças em um dia frio e chuvoso confinados dentro de minha casa me deixa tonta. Sim, por incrível que pareça, em pleno dia 01 de novembro, o que tivemos por aqui foi um céu fechado, garoa esporádica e vento frio, com temperatura não passando dos 18 graus Celsius.

O objetivo da festa era reunir as famílias católicas e homeschoolers (ou quase homeschoolers, pois há duas delas que estão se preparando para iniciar os estudos em casa a partir do ano que vem) em redor daquilo que nos une, isto é, a fé católica. Assim, cada criança foi fantasiada de um santo de sua preferência, o que certamente representou uma excelente oportunidade para o estudo da vida destes homens e mulheres que amaram a Cristo sobre todas as coisas. Foi impressionante notar como algumas das crianças, ao vestirem-se como o seu santo escolhido, passaram a portar-se de modo visivelmente mais tranquilo, mais brando, mais doce, como se ao se decidirem por um destes exemplos de fé, amor e piedade, internalizassem (ou mimetizassem, não sei) um pouco de suas virtudes. Além disso, a festa foi uma excelente ocasião para que as crianças tivessem a chance de fortalecer a amizade que já havia entre aquelas que já se conheciam e de aumentar o círculo de amigos ao conhecerem outras que ainda não conheciam.

Por sua vez, os pais tiveram a mesma chance: alguns matando a saudade num reencontro há muito esperado, outros dando início a um novo vínculo. Sem falar nas trocas a respeito das gestações, criação das crianças, trabalho, projetos, igreja e, obviamente, educação domiciliar. Tudo isso ao redor de um bom churrasco (como não poderia deixar de ser; todos os parabéns ao Lucas, o assador), sorvetes, pudins e, à tarde, um cachorro-quente. E a distância não foi empecilho, pois embora a maioria das famílias seja aqui do Rio Grande do Sul, vieram famílias de Minas Gerais e do Paraná. Com estes que vieram de longe e que ficaram mais tempo, tivemos o privilégio de conviver mais, de modo que o feriado foi cheio de convívio, de amizade e de alegria.

Antes de colocar as fotos da festa, preciso deixar aqui o meu agradecimento a algumas pessoas: em primeiro lugar, Catiane e Lucas, muito obrigada!, mas não somente por abrirem a casa de vocês a todos nós, mas por serem extremamente amorosos e generosos com todos e, em especial, conosco, que ficamos um dia e meio a mais com vocês, bagunçando a casa e a rotina. Em segundo lugar, Moreno e Lhuba, Leonel e Manoela, Mariana e Rodrigo, por terem vindo de longe para estarem conosco. Por fim, Caroline, Lhuba e Catiane, obrigada por socorrerem essa grávida sem noção e desmemoriada que me tornei e me ajudarem a fazer uma nova fantasia para o Benjamin na véspera da festa, já que consegui esquecer a original em casa.

As fotos que postarei a seguir são as poucas que consegui fazer durante a festa, ou seja, há muitos outros santos e santas que não apareceram em meus registros e que estavam presentes.

São Francisco de Assis, primeiro limpando o interior. :D

São Miguel Arcanjo num momento ameaçador. =|

Beata Laura Vicunha e os irmãos. S2

Sta. Cecília, Sta. Maria Goretti, Sta. Teresinha, Sta. Bárbara
e Beata Laura Vicunha. S2

São Theodoro. S2

São Bento! (Fofura em níveis perigosos!)

Sta. Isabel e mais uma Sta. Teresinha. S2

Sta. Catarina de Alexandria. S2

São Miguel agora com as asas.

Uma tentativa de reunião para foto. Além dos santos mencionados
anteriormente, vemos Jesus, Santa Helena, Santa Ester, São Pedro,
São João Paulo II e alguns pais e mães tentando organizar os menores. ;)
E você, por que não organiza uma festa semelhante na sua região para o Dia de Todos os Santos do ano que vem? Nós já estamos organizando a próxima edição! \o/

Um comentário:

  1. Depois de 4 anos ensaiando a minha também saiu esse ano, porém só com meus dois pequenos aqui em casa. Ano que vem espero expandir e chamar alguns amigos católicos. http://feltrodoceu.wix.com/feltrodoceu#!Feliz-dia-de-Todos-os-Santos/c1qm0/563672760cf2833083281eb2

    ResponderExcluir