quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Nossa Quaresma

Hoje é o primeiro dia da Quaresma, um dos tempos mais marcantes do calendário cristão. Embora seja a nossa segunda Quaresma como católicos, é a primeira para a qual eu e minha família realmente nos preparamos, desejando vivê-la o mais integralmente possível. Assim, como homeschoolers que somos, não poderíamos deixar de fora atividades que, de algum modo, marcassem este período para as crianças, relembrando-as continuamente dos sofrimentos e do sacrifício de Jesus por nós.

Decidi, portanto, que durante os próximos quarenta dias faríamos algo sempre pela manhã, antes do café e dos estudos, para que logo de saída, no início do dia, pudéssemos alinhar nosso coração ao espírito da liturgia. Mas antes de irmos para as atividades especiais, começaremos com uma oração.

Com simplicidade, organizei quarenta envelopes, cada um deles com um ou mais versículos pertencentes a uma das leituras destinada àquele dia específico (às vezes um salmo, às vezes um trecho dos evangelhos e assim por diante; usei o aplicativo Católico Orante para me guiar nos textos de cada dia). Além dos versículos, cada envelope contém também um pequeno sacrifício que faremos por Jesus naquele dia (arrumar a cama com mais capricho, fazer um cartão bem bonito para um amigo ou rezar por alguém de quem não gostamos, por exemplo; serão quarenta dias, então dá para listar bastante coisa!).




Além disso (e graças ao famosíssimo Shower of Roses), cadastrei-me no site Holy Heroes, o qual oferece para download gratuito desenhos, palavras cruzadas e coisas semelhantes, três vezes por semana, todos especialmente desenvolvidos para a Quaresma. Eis aqui um pedaço de desenho de hoje (ainda não o imprimi e o arquivo é pdf., por isso aparece apenas um pedaço):


Há sempre uma pequena explicação abaixo de cada desenho.

Por último, obviamente nos absteremos de carne vermelha no dia de hoje (e às sextas-feiras, como de costume) e também iremos à Santa Missa.

Acredito que tanto as atividades (oração, leitura das Escrituras, desenhos, etc) quanto os pequenos sacrifícios (que são coisas comuns, mas feitas com o propósito de nos conformarmos à auto-abnegação de Cristo e não de simplesmente cumprirmos com os nossos deveres) tornarão o tempo da  Quaresma um tempo especial, distinto e, se Deus permitir, um tempo de crescimento espiritual para toda a família.

4 comentários:

  1. Que lindo, Ca! Que Deus continue abençoando cada um de vocês!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Que capricho!! Não tive tempo de arrumar a casa para a quaresma. Ainda não estou em casa, mas vou fazer alguma coisa tbm. Mas, não consegui baixar os desenhos naquele site que indicou. :/ Salve Maria. Fica com Nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Camila cada vez mais admiro a pessoa, a mãe e a esposa que és. Embora não nos conheçamos pessoalmente, não tenhamos uma amizade firmada, essas suas pequenas atitudes grandiosas me entusiasmam imensamente. Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir