quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O que o homeschooling fez por sua família? (3)

Continuando a série de testemunhos sobre as mudanças que a educação em casa promove nas famílias, publico hoje as palavras da minha amiga Daiane Selestrim, que além de ser uma grande amiga, é um grande exemplo de esposa, mãe e dona de casa.
 
Sempre eduquei meus filhos em casa. Foi uma decisão nossa como casal que eu cuidaria dos nossos filhos, e sempre me senti muito feliz por poder acompanhar o desenvolvimento deles de perto e auxiliá-los. Mas com o passar dos anos e o conhecimento dos inúmeros problemas das escolas, comecei a ficar muito aflita com o fato de que logo chegaria a idade escolar. Foi quando, como providência, conheci a educação domiciliar através de um amigo que praticava. No começo foi um misto de dúvida, medo e até alívio por ter encontrado uma possibilidade de dar uma educação de qualidade para as crianças. A partir daí comecei a pesquisar e me capacitar para este grande desafio. Realmente, a trajetória não foi fácil, mas o amor pelas crianças me fez transpor as dificuldades que surgiram e ainda surgem. Deus foi muito providente em todo este tempo, pois foram surgindo pessoas mais capacitadas que eu para me ajudar e encontramos vários pais que buscavam o mesmo; isso só nos impulsionou a continuar. Então, olhando para trás, não tenho como traçar um antes e depois do homeschooling, pois mesmo sem saber, a princípio, sempre fomos homeschoolers, mas imagino que, caso não fôssemos, ficaríamos mais tempo longe uns dos outros, eu não conheceria meus filhos tão bem quanto conheço e jamais poderia lançar mão da possibilidade de ensiná-los conforme suas tendências particulares. Nossa família é muito unida, vejo diariamente crianças felizes, despreocupadas, irmãos de diferentes idades brincando entre si e cuidando uns dos outros. Crianças inocentes, inteligentes, autoconfiantes e criativos. Hoje nos sentimos seguros com nossa decisão e agradecemos a Deus por termos a oportunidade de além de passar conhecimentos e habilidades intelectuais, podermos ensinar valores morais e éticos, os quais estão tão deturpados nas escolas atualmente.

Um comentário:

  1. "Nossa família é muito unida, vejo diariamente crianças felizes, despreocupadas, irmãos de diferentes idades brincando entre si e cuidando uns dos outros. Crianças inocentes, inteligentes, autoconfiantes e criativos."
    - Um verdadeiro sonho!!! Parabéns! ^^

    ResponderExcluir