terça-feira, 16 de setembro de 2014

História - Alexandre, o Grande

Em dias como hoje, em que as crianças estão doentinhas, a única matéria realizada em maiores desgastes é a de história, pois exige apenas atenção e um certo esforço rememorativo a respeito da aula anterior. 

Assim, prosseguimos nos estudos rumo ao capítulo XXV do The story of the world - Ancient times: Alexandre, o Grande. Susan Wise Bauer, autora dessa série de livros de história, sempre acerta o tom ao aproximar os eventos históricos da realidade das crianças. Ao explicar a conquista da Grécia por Alexandre, por exemplo, Susan compara Esparta e Atenas a dois irmãos ocupados demais em brigar um contra o outro e, por conta disso, incapazes de perceber a aproximação de um valentão. Foi assim que Felipe, pai de Alexandre, realizou facilmente a proeza que os persas, apesar das diversas e longas batalhas, não haviam conseguido: ele dominou um povo enfraquecido após anos de guerras e disputas internas. 

A partir daí, ouvir sobre Bucéfalo, sobre as incomparáveis conquistas, sobre o Farol de Alexandria e sobre a morte de Alexandre faz com que as crianças quase renovem as suas energias. 

Longe de ser o dia ideal, vivemos, hoje, o dia possível. Mas foi divertido e interessante mesmo assim.

Farol de Alexandria, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

0 comentários:

Postar um comentário