domingo, 14 de setembro de 2014

Alegria, gratidão e saudade

Queridos, como muitos devem estar aguardando novidades a respeito de ontem à tarde, aqui vai um primeiro resumo, um apanhado precoce e bastante pobre, que não dá conta de tudo o que os momentos compartilhados na Vila Manresa significaram.

Até agora não consegui calcular quantas pessoas estiveram conosco. Algumas famílias cancelaram na última hora e outras decidiram participar na última hora. Alguns chegaram mais tarde e outros saíram mais cedo. De todo modo, lotamos as duas salas que havíamos reservado para o evento: a sala das palestras e a sala dos brinquedos. Acredito que isso represente cerca de 50 adultos e 30 crianças.

Apesar da pretensão original, de reunirmos praticantes e interessados em educação domiciliar que vivem em Porto Alegre e na região metropolitana, pessoas de vários outros locais também estiveram presentes: gente da serra gaúcha, do Vale dos Sinos, do Paraná e até de São Paulo!

De certa forma, três palavras resumem os meus sentimentos sobre o primeiro Encontro Regional sobre Homeschooling: alegria, gratidão e saudade.

Alegria por conseguir, finalmente, acrescentar corpo, voz e movimento a tantas pessoas que conhecia apenas por facebook ou por email. Alegria por poder cumprimentar cada pessoa dando-lhes boas-vindas. Alegria por poder proporcionar um tempo para encontros, trocas, aprendizados. Alegria por ver nossos filhos juntos, brincando, rindo, comendo, desfrutando da companhia uns dos outros.
 
Gratidão por todas as orações em prol do evento e dos participantes (sem a intercessão de vocês tudo teria sido imensamente mais difícil!). Gratidão pela disposição de todos, doando tempo, deslocando-se a um lugar afastado e de difícil acesso, para estarmos reunidos! Gratidão àqueles que, mesmo depois de terem se perdido, indo parar longe do local e só depois encontrado o caminho certo, não perderam o bom-humor nem a vontade de chegar! Gratidão à Larissa e ao Andrei, por terem buscado e levado o Alexandre ao aeroporto, carregando a querida Maria (que está quase nascendo!) nessa apressada aventura! Gratidão à Patrícia, por trazer tapetinhos, livros e peças de encaixe para as crianças brincarem, por cuidar com tanto amor de nossos filhos durante uma das palestras! Gratidão à Suellen, por trazer mais brinquedos e por se dispor e cuidar de nossos filhos durante a outra palestra, mesmo não tendo filhos ainda! Gratidão às queridas Karen e Rachel por ofertarem, cada uma, o excelente fruto de seu trabalho, surpreendendo a todos pela delícia (dos cookies e bolo) e pela beleza (das lembrancinhas)! Gratidão ao Ivanor, ao Matheus, ao Renan e ao Arno por terem registrado o evento! Gratidão ao Adenilton, que nos cedeu o espaço e assim nos permitiu desfrutar de um lugar lindo, bucólico, que descansa os olhos e acalma o coração! Gratidão à Andirá Comunicação, à Editora Ecclesiae e à Critério pelo patrocínio, e à Confraria de Artes Liberais e à Editora Concreta pelo apoio! Gratidão ao Alexandre Magno por ter dado o pontapé inicial ao incentivar a realização do evento, por ter vindo lá de Brasília para passar tão pouco tempo conosco, por nos esclarecer tanto e nos tranquilizar ainda mais! Gratidão ao prof. Carlos Nadalim (alguém que eu tive o privilégio de conhecer melhor e admirar ainda mais) por abrir um caminho seguro e rico que nós, pais, podemos percorrer na formação de nossos filhos durante os seus primeiros anos de vida! Gratidão a alguém que influenciou e influencia muitos dos participantes do evento, que contribuiu e contribui para que permaneçamos desejando realizar em nossas vidas aquilo que Deus deseja para nós: o querido prof. Olavo de Carvalho!

Saudade, muita saudade disso tudo e de todos! Saudade até do que não aconteceu: da atenção que gostaria de ter devotado a cada um, das conversas que gostaria de ter participado...

Mas, se Deus quiser, nos encontraremos novamente!
Um grande abraço a todos!
Final do evento - Cerca de 12 pessoas já haviam partido.

4 comentários:

  1. Que maravilha! Queria ter participado, mas minha ida à POA está marcada só para dezembro! ��

    ResponderExcluir
  2. Camila nós que agradecemos a disposição de vocês de organizarem um encontro tão esclarecedor para nós pais que estamos ainda conhecendo esse caminho novo no Brasil que é a educação domiciliar! Vida longa ao homeschooling!

    ResponderExcluir
  3. Poderia ter um encontro desse online?
    O que acha Camila?

    ResponderExcluir