sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Material de estudos para 2014

Já estamos na segunda semana de aulas por aqui... E nada de eu voltar à ativa na blogosfera.

Quem me acompanha no facebook está sabendo: mudamos inesperadamente de residência agora em janeiro. Então, o que era para ser um período de férias tranquilo e sem novidades transformou-se num corre-corre: seleciona, guarda, encaixota, transporta; depois: desencaixota, limpa, guarda... E tudo isso com os três pequenos. Mas, enfim, valeu a pena. O novo lar é maior e mais bonito que o anterior. Estamos todos felizes e gratos a Deus.

Agora, expostos os devidos motivos para tanta demora, vamos ao que interessa. Afinal, o que selecionei para trabalhar com a Chloe neste ano
?

Para começar, tomei a seguinte decisão: antes de adentrar em novos conteúdos, começamos revisando o que havíamos estudado no ano que passou. Claro, refiro-me aqui aos conteúdos de português e matemática, que foi o que trabalhamos sistematicamente. As outras matérias apareceram apenas de maneira eventual.
 
Então, em se tratando de matemática, resolvi seguir o método que adotei até aqui: elaborar eu mesma os conteúdos baseando-me no currículo norte-americano. Estamos revisando adição, subtração, horas, meses do ano, dias da semana, maior, menor, igual, sequências, unidade, dezena e centena. Depois iremos para os conteúdos da terceira série, recorrendo, como no ano passado, também ao Kumon.

Já em se tratando de português, fizemos um upgrade significativo. É que o querido Prof. Carlos Nadalim nos presenteou com uma coleção de livros que ele próprio utiliza em sua escola (Mundo do Balão Mágico). Trata-se da coleção "Descobrindo a gramática", da FTD. Mas o melhor é que fomos presenteados com a edição antiga, que é muito melhor e mais completa! Assim, estamos revendo os conteúdos da segunda série rapidamente.

Alegrou-me muito ter um livro-base confiável a partir do qual posso ensinar à Chloe nossa língua mãe. Mas alegrou-me ainda mais perceber que aquilo que eu vinha ensinando intuitivamente, desde as minhas memórias, estava perfeitamente de acordo com o apresentado no livro. Ou seja, mesmo tateando às escuras, achei o interruptor.

A graaaande novidade, no entanto, ficou por conta da disciplina de história. Graças a uma amiga facebookeana, a Mariana Junckes, tomei conhecimento do material desenvolvido pela Susan Wise Bauer para a matéria. Eu já conhecia a Susan lá pelo "The Well-Trained Mind", mas não conhecia o seu material de história. E que surpresa maravilhosa! Nada daqueles conteúdos escritos de maneira impessoal que tanto entediam as crianças. Não, nada disso! Ela inventa uma história dentro da história e torna tudo divertido e próximo para a criança. Tarak, uma menina nômade de sete anos de idade é a personagem principal até o momento (estamos no Egito antigo). Além do livro texto, há ainda um livro de atividades para a criança, um livro de testes sobre cada capítulo e um outro livro do "professor", com explicações sobre como utilizar todos estes recursos e ainda muitos outros. Coisa linda! Claro, tudo em inglês - mas se eu consigo, você consegue! ;)




Por fim, seguimos estudando inglês através do site do Duolingo. Eu e Chloe temos gostado. É simples, bem objetivo e diversifica um pouco a forma de estudar, saindo um pouco de sobre os livros e indo para o computador. Creio que em breve ela já conseguirá ler pequenos livros, de conteúdo elementar, sozinha.

Agora em março pretendemos iniciar as aulas de piano, se Deus quiser! Estamos bem empolgadas com a ideia!

4 comentários:

  1. Olá, Camila! Como você tem feito com o livro da Susan Wise Bauer na prática? Você vai traduzindo simultaneamente com a Chloe, tenta traduzir antes ou vocês leem em inglês mesmo? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Leio antes, para não ser pega de surpresa por alguma palavra desconhecida, e depois leio em português para a Chloe. Está funcionando. Um capítulo a cada aula, um dia sim, um dia não. Já é a matéria favorita dela. ;)
      Um beijão!

      Excluir
  2. Camila como você administra seu dia? Tento ler com as minhas filhas e fazer algumas atividades do curso do professor Carlos, mas estou sempre atribulada com as atividades da casa. Como vc faz para dar um suporte tão bom aos seus filhos?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por ter compartilhado o aplicativo Duolingo.

    ResponderExcluir