domingo, 10 de novembro de 2013

História com C. S. Lewis

Continuando a série de estudos temáticos, tivemos também o dia de história. O referencial, como sempre, foi C. S. Lewis, só que dessa vez especificamente as suas datas de nascimento e de falecimento.

Fizemos uma linha do tempo e fomos acrescentando os dados mais importantes transcorridos durante aquele período. Como vocês podem ver, nossa linha ficou um tanto espremida, pois, justamente nessa tarde, descobrimos que as folhas de ofício tinham acabado. =/

Chloe já havia tomado conhecimento da ocorrência da Primeira e da Segunda Guerra Mundiais, mas ficou surpresa ao descobrir que a Primeira durou cinco anos e a Segunda, seis! Quase o tempo de sua vida inteira! Outros dados que achei importante acrescentar foram: a Revolução Russa, o nascimento do Papa João II, o lançamento d'As crônicas de Nárnia e o nascimento de três avôs, os dois paternos e meu pai. Tudo ficou bem mais interessante com essas referências. ;)



Não nos aprofundamos em explicações sobre as datas, pois Chloe encontra-se na etapa gramatical (veja aqui as etapas do Trivium), que caracteriza-se, no estudo de história, pela apresentação dos fatos e memorização das datas, principais personagens e eventos. As explicações pormenorizadas das ocorrências e suas respectivas repercussões virão nas etapas seguintes: a lógica e a retórica.

O livro que utilizamos, embora não tenha sido necessário de fato, é uma obra que recomendo vivamente, em especial àqueles que desejam informações exaustivas sobre determinados períodos, abrangendo áreas como política, música, filosofia, literatura, religião, ciências e cotidiano. Trata-se da obra The timetables of history. 

Zoom nos eventos literários de 1898.
Até o momento, essa foi a atividade de que Chloe mais gostou.

0 comentários:

Postar um comentário