sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Condessa de Ségur e História da Arte

Dias atrás, no facebook, havia comentado que, quando chega o carteiro, as crianças ficam empolgadas como se fosse o próprio Papai Noel. E conforme havia prometido, aqui estão as pérolas que o carteiro nos trouxe:


 "As férias", "Um bom diabrete" e "Braz e a primeira comunhão" são todas de autoria da Condessa de Ségur, portanto, clássicos da literatura infanto-juvenil cristã. "As férias" é a continuação de "As meninas exemplares" (sobre o qual eu escrevi aqui) e o último volume da trilogia sobre as meninas Madalena, Camila e Margarida. O bom de "As férias" é que, além de tudo, três primos vão fazer companhia às meninas na casa de Madame de Fleurville, o que evidenciou, para mim, o inegável talento da Condessa em retratar também o universo dos meninos.

Já o livro de "História da arte para crianças" é de autoria de Lenita Miranda de Figueiredo. Ainda não pude começar a lê-lo, mas, a julgar pelo índice e pelo primeiro parágrafo, promete ser uma boa introdução, um bom ponto de partida para as primeiras incursões da Chloe no mundo da arte. Dêem uma olhada:

"Num domingo ensolarado, aproveitando o começo das férias escolares, Daniela e Marcelo foram passar uma semana na casa de tio Emílio. Ele acredita que a Arte, ensinada desde a infância, prepara a sensibilidade das crianças para apreciar as belezas do mundo e reforça os verdadeiros valores espirituais que nada pode destruir."
Eu concordo com o tio Emílio. =)

E o melhor de tudo: esses tesouros, já fora de catálogo, foram adquiridos em um sebo que estava com 70% de desconto em TODOS os livros. Ou seja, paguei mais no frete do que nas obras. Enfim, um achado daqueles!
\o/

5 comentários:

  1. primeiramente me perdoe a falta de maiúsculas e outras pontuações pois meu teclado resolveu se rebelar. gostaria de indicar algumas leituras que fizeram e fazem muito bem a mim e a minha filha que hoje tem 11 anos. além da já citada condessa de segur, indico os livros da laura ingals wilder. são difíceis de encontrar em bom estado e com preços razoáveis mas acredite, vale muito a pena procurar. a laura ingals não é católica, como a condessa de segur, mas não chega a atrapalhar a obra, que é inclusive indicada no site do edocere.org que recomendo muito. descobri seu blog/programa de radio recentemente e tenho gostado muito das suas postagens, principalmente porque se encaixa perfeitamente no perfil de educação que gostariamos de oferecer a nossos quatro filhos . infelizmente descobri as artes liberais, o trivium, um pouco tarde, mas tento como posso oferecer ainda boa leitura, memorização, ensino do latim, lógica, .. quanto a tira-los da escola, acredito que vai ser um processo gradual mas necessário para salvação de suas almas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta!
      Muito obrigada pela recomendação da autora (e do site). Irei procurar pelos seus livros. ;)
      E que Deus os ajude na transição para o homeschooling.
      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Hoje recebi da escola das crianças, a lista de livros para o próximo ano letivo, entre os livros extra-classes se encontram " A droga da obediência" e "Diário de um banana". Acho que a retirada da escola não será tão gradual assim... Que Deus nos ajude.

      Excluir
    3. Camila, querida, onde encontras essas raridades? O pouco que acho é só em formato digital... mas adoro um papelzinho =)

      Excluir
    4. Hellyne, livros antigos eu só os adquiro via Estante Virtual (http://www.estantevirtual.com.br). ;)

      Excluir