segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A importância da literatura

Dias atrás, publiquei no facebook o currículo básico utilizado em Harvard por volta do ano de 1600, quando sua fundamentação era o Trivium. Hoje quero publicar aqui (e lá) alguns trechos do Teaching the Trivium que falam sobre a importância do estudo da literatura dentro deste método de ensino.

"O primeiro veículo para transmissão da cultura é a linguagem. Quando uma cultura adquire um grau de complexidade tal que requer uma literatura para transmitir-se completamente, então tal cultura pode ser classificada como uma civilização (...).

A primeira instituição a transmitir cultura é a família. A família transmite os princípios elementares e fundamentais de governo, religião e economia de uma cultura (...).

O conhecimento do presente é construído sobre o conhecimento do passado. Se removemos inteiramente o passado, então removemos os fundamentos sobre os quais temos construído. Se nós não conhecemos, em alguma medida, os escritores do passado - suas ideias, então não conhecemos mais do que eles - e não temos como construir sobre suas ideias. Quando cessamos de conhecê-los, cessamos de saber mais do que eles. Não conseguimos permanecer sobre os seus ombros se não estivermos sobre os seus ombros. Estar sobre os seus ombros é beneficiar-se da cultura - beneficiar-se da transferência de conhecimento acumulado de uma geração para outra. Isto é uma cultura civilizada - uma cultura construída sobre a literatura (...).

Um homem sem uma cultura civilizada é um homem sem um passado sobre o qual construir (...).

Um homem sem cultura é um homem sem materiais para construir um futuro."

0 comentários:

Postar um comentário