sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Conversão e batismo em Nárnia

 Trecho de A viagem do Peregrino da Alvorada:


"Então o leão disse (mas não sei se falou): 'Eu tiro a sua pele'. Tinha muito medo daquelas garras, mas, ao mesmo tempo, estava louco para ver-me livre daquilo. Por isso me deitei de costas e deixei que ele tirasse a minha pele. A primeira unhada que me deu foi tão funda que julguei ter me atingido o coração. E quando começou a tirar-me a pele senti a pior dor da minha vida. A única coisa que me fazia aguentar era o prazer de sentir que me tirava a pele. É como quem tira um espinho de um lugar dolorido. Dói pra valer, mas é bom ver o espinho sair.

- Estou entendendo - disse Edmundo.

- Tirou-me aquela coisa horrível, como eu achava que tinha feito das outras vezes, e lá estava ela sobre a relva, muito mais dura e escura do que as outras. E ali estava eu também, macio e delicado como um frango depenado e muito menor do que antes. Nessa altura agarrou-me - não gostei muito, pois estava todo sensível sem a pele - e atirou-me dentro da água. A princípio ardeu muito, mas em seguida foi uma delícia. Quando comecei a nadar, reparei que a dor do braço havia desaparecido completamente. Compreendi a razão. Tinha voltado a ser gente. (...) Depois de certo tempo, o leão me tirou da água e vestiu-me.

- Como?... Com as patas?

- Não me lembro muito bem. Sei lá. Sei lá, mas me vestiu com uma roupa nova, esta aqui. É por isso que eu digo: acho que foi um sonho.

- Não, não foi sonho, não - disse Edmundo.

- Por quê?

- Primeiro: a roupa nova serve de prova. Segundo: você deixou de ser dragão... Acho que você viu Aslam.

- Aslam! - exclamou Eustáquio. - Já ouvi falar nesse nome uma porção de vezes, desde que estou no Peregrino. Tinha a impressão - não sei por quê - de que o odiava. Mas eu odiava tudo."

Um comentário:

  1. Muito bonito você identificar que este trecho é de batismo e conversão! Adorei.

    ResponderExcluir