domingo, 28 de julho de 2013

Teaching the Trivium

Em resposta ao Sidney e, acredito, também a outros leitores, cumpro o prometido e compartilho mais um pouco do Teaching the Trivium com vocês.

Antes, porém, de entrar nas particularidades de cada uma das etapas do método (gramática, lógica e retórica), acredito ser importante ilustrar melhor cada uma das etapas, afinal, o Teaching não traz currículo, mas vasta bibliografia para cada um dos temas abordados e preciosas dicas e esclarecimentos metodológicos. É importante ressaltar também que cada uma das etapas não diz respeito exclusivamente ao tema que lhe dá nome. Trata-se antes, no caso específico do Teaching, de um modo de abordar os diferentes objetos de estudo. 

Assim, a etapa gramatical volta-se sobre o "o que, quem, quando ou onde", isto é, sobre os fatos essenciais a respeito das coisas; a etapa lógica volta-se sobre o "porquê", isto é, passa-se a relacionar os fatos essenciais entre si e a compreender as regras dos seus usos e funcionamentos; por último, a etapa retórica refere-se ao "como", ou seja, trata-se do momento prático, onde o assimilado é posto à prova na realidade. Vejamos alguns exemplos de como as três etapas acontecem nas diferentes matérias:

No português
  1. A etapa gramatical no estudo da língua portuguesa consistirá, por exemplo, no estudo e memorização dos fonemas, do alfabeto, das sílabas, do vocabulário e da pronúncia;
  2. A etapa lógica no português abordará as leis gramaticais propriamente ditas, analisando morfológica e sintaticamente as sentenças;
  3. Na etapa retórica, dominados os fundamentos e assimiladas as regras de funcionamento da língua, o aluno voltar-se-á para a construção de textos, desenvolvimento de ensaios, apresentação de discursos, declamação de poesias, etc.
Na matemática
  1. A etapa gramatical no estudo da matemática incluirá os nomes dos números, a memorização das sequências numéricas, a memorização de alguns cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão, sistemas de medidas tais como distâncias, pesos, litros, reais, etc.;
  2. A etapa lógica na matemática iniciará com a resolução de problemas mais complexos até provas de álgebra e teoremas de geometria;
  3. A etapa retórica a matemática voltar-se-á sobre coisas como levantamentos contábeis, astronomia, engenharia, etc.
Na história
  1. A etapa gramatical no estudo da história versará sobre nomes, datas de eventos, lugares, bandeiras, hinos.
  2. A etapa lógica na história tratará dos motivos para o ocorrência dos eventos, guerras, tratados, migrações e invenções.
  3. Na etapa retórica o aluno de história realizará pesquisas e produzirá conclusões que tratarão da repercussão dos eventos e motivos de suas ocorrências sobre a política, a economia, a religião, a ciência, etc.
Claro, como bem ressaltam os autores, nenhuma dessas etapas é estanque, mas realiza-se mais plenamente dentro de determinadas faixas etárias. A gramatical é a mais jovem, a etapa lógica é na adolescência e a etapa retórica no início da juventude. Em outras palavras, a criança já tenta compreender o motivo de algumas coisas, no entanto, sua capacidade não está focada nem madura o bastante para assimilar por completo e em profundidade as explicações. Assim como o adolescente prossegue assimilando fatos, embora sua capacidade esteja focada e já amadurecida para lidar com a compreensão das explicações oferecidas. Já o jovem, por sua vez, continua apreendendo novos conteúdos e compreendendo suas relações e motivos, mas encontra-se focado e maduro o bastante para exercitar-se na prática daquilo que já apreendeu e compreendeu.

Como disse inicialmente, o Teaching não traz currículo, mas, acredito eu, explicações desse tipo nos ajudam a selecionar, organizar e enfatizar a coisa certa no momento certo, sem forçar a criança antes de hora, nem subestimá-la no tempo que lhe é oportuno.

4 comentários:

  1. Bravo! Muito bom! Acredito que poderemos teclar melhor quando eu começar a ler o livro. De toda forma, aguardemos a continuidade das suas impressões. Um abração e até mais,

    P.S. Que Deus abençoe a vinda de mais um filho seu. Paz e Saúde!

    ResponderExcluir
  2. Bela explicação. A partir de agora, quando for responder para minhas filhas, lembrarei destas colocações. Tenho uma com 7 e outra com 16. Duas fases diferentes.
    Obrigado.

    ResponderExcluir