quarta-feira, 19 de junho de 2013

Estudando inglês, finalmente

Enquanto o Brasil vai oscilando entre uma depredaçãozinha aqui e um joguinho de futebol ali, uma reivindicaçãozinha aqui e uma inauguraçãozinha faraônica acolá, nós, aqui em casa, seguimos trabalhando (felizmente, assim como a maioria dos verdadeiros anônimos que fazem essa coisa toda andar). E a boa notícia da vez é que na semana passada finalmente encontrei um bom (e gratuito) material de inglês com o qual pude iniciar os estudos com a Chloe.

Anos atrás ela teve contato com o idioma no Colégio Israelita, mas como tratava-se de uma etapa pré-alfabetização, o que restou daquele período foram somente os sons de algumas palavras, não muito mais. Depois disso, comprei um livrinho bem fofo chamado Hide and seek - 300 First words e também etiquetamos boa parte das coisas do quarto deles, para que fossem se familiarizando com o inglês e expandindo um pouco o vocabulário.

Mas nada assim, esporádico e descontínuo, vai muito longe, daí minha preocupação e procura por um material didático que durasse mais tempo e conectasse melhor as coisas, desde o nível mais básico.

Foi então que encontrei os seguintes blogs: o Homeschool Creations, o Confessions of a Homeschooler e o Mr. Printables. 

No primeiro deles encontrei um material bíblico beeeeem legal, o ABC Bible Verse Flascards.



Trata-se de uma série que associa letra por letra do alfabeto a um versículo da Bíblia. Não são versículos inteiros e nem naquela linguagem King James, mas pedacinhos de versículos em uma linguagem bem coloquial. Temos lido uma letra por dia, caprichando na pronúncia e procurando na Bíblia em português a equivalência. Como a Chloe usa uma Nova Tradução na Linguagem de Hoje fica bem parecido e tranquilo de entender.

No segundo, encontrei o My PreK Daily Notebook que é uma espécie de agenda na qual, por meio do caledário, aprendemos os dias da semana, os meses, os números, o clima e também bichinhos e objetos associados a cada letra do alfabeto e algumas formas. Como o próprio nome diz é PreK, isto é, para jardim de infância, mas, para quem precisa começar do começo, está bem bom e como a Chloe adora colorir, tem achado bem legal.




Por último, encontrei, no Mr. Printables, uma weather station muuuuito legal.


A nossa não ficou tão lindona quanto a original, pois nossa impressão não foi colorida. Mas, por outro lado, Chloe pôde pintar tudo do jeito dela. O legal da weather station é que vira parte da decoração do quarto e a criança pode brincar todos os dias, expandindo bastante o vocabulário em termos de clima e temperatura.

De lá para cá, da descoberta do material até o dia de hoje, não passamos um dia sequer sem fazer alguma atividade em inglês, e isso porque a própria Chloe faz questão de não ficar sem. =)

Para quem quer dar a partida no estudo do inglês com os filhotes, eis aí um bom começo, pois ao mesmo tempo em que lidamos com os conteúdos da nossa fé, lidamos também com palavras do cotidiano que são frequentemente utilizadas, estabelecendo assim uma base útil prática e espiritualmente.

Bom proveito!

0 comentários:

Postar um comentário